O Centro de Convenções Oscar Niemeyer, Auditório/04 recebeu nesta quinta-feira (19), a segunda etapa da CIESOL (Conferência Intermunicipal de Economia Solidária do Norte e Noroeste). O encontro teve a função de promover a reflexão e análise das realidades locais, de acordo com o contexto sócio ambiental, cultural, político e econômico que interferem nas pessoas que praticam a economia solidária. A UENF TV transmitiu o evento que teve 37 visualizações no YouTube.
90 pessoas estiveram presentes na segunda etapa da CIESOL. Integrantes de Campos, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Cabo Frio, Búzios, Quissamã, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana prestigiaram o evento no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, Auditório/04.
A segunda etapa da CIESOL teve início com a trabalhadora de economia solidária, Simone Gonçalves, que enalteceu os parceiros pela realização do evento na UENF.
Após a leitura do regimento da CIESOL, a primeira palestra do dia com o tema “Análise do panorama político e das práticas de economia solidária do Norte e Noroeste Fluminense” foi ministrada pelo professor associado da UENF, diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH/UENF) e coordenador do PESCARTE, Geraldo Timóteo, que ressalta a importância de leis para os trabalhadores desse segmento.
Geraldo ainda abordou a situação dos trabalhadores da economia solidária nas regiões norte e noroeste.
O professor da Universidade do Amazonas (UNAMA), coordenador do Instituto Saber e pesquisador em economia solidária, João Arroyo participou da palestra “O papel da educação, formação e assessoramento técnico para o movimento da economia solidária”. Ele contou a relação entre a educação popular e economia solidária.
Com o tema “O compromisso da SENAES e as diretrizes da 4ª CONAES para o 2º Plano Nacional de Economia Solidária”, o analista de políticas sociais no Ministério do Trabalho e Emprego, Diogo Antunes comentou sobre os desafios da secretaria.
A 4ª CONAES acontece nos dias 10 a 13 de abril em Brasília e vai reunir representantes da economia solidária de todos os estados com 50% de delegados de empreendimentos economicos solidários, 25% de entidades de apoio ao fomento e os outros 25% de representantes do poder público.
A CIESOL tem a parceria entre a UENF, ITEP/UENF, PROEX, Pescarte, Fórum de Economia Solidária, CONAES, IFF, UFF, Prefeitura de Miracema e Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana.